Seja bem vindo. Cadastre-se ou efetue Login.
(44) 3262-2662

VÍDEOS

CATEGORIAS

Dívida em dólar

Se no período de estabilidade econômica os contratos em dólar são frequentes, isto não dispensa o exame de sua legalidade. No Brasil, o contrato vale somente naquilo que a Lei autoriza.

Endividamento Rural

A atividade rural traz consigo alguns riscos, dentre eles, o endividamento, e que por isso, em tempos de crise, algumas orientações devem ser cautelosamente observadas pelo produtor rural.

Contrato de pré-pagamento à exportação

Quais são os riscos dos contratos de pré-pagamento à exportação, muito utilizados no agronegócio? Neste vídeo, o Dr. Lutero Pereira apresenta três questões delicadas aos produtores rurais.

Venda casada nos financiamentos rurais

Citando uma reportagem do Boletim da FAEP, Dr. Lutero Pereira faz uma breve abordagem sobre a venda casada de produtos e serviços pelo gerente do banco na hora da concessão do financiamento rural.

Arrendamento x Parceria Rural

Qual é a principal diferença entre o contrato de arrendamento e o de parceria rural? Neste vídeo. Dr. Tobias Luz explicará o que diferencia o contrato de arrendamento rural do contrato de parceria

Alienação Fiduciária no agronegócio

A alienação fiduciária tem sido muito utilizada nos financiamentos rurais, o que deve ser motivo de preocupação para o financiado. Entenda o porquê neste vídeo.

Alteração do cronograma de pagamento

A alteração no cronograma de pagamento do financiamento rural, quando há perda da capacidade de pagamento, é um direito do produtor rural, nem sempre respeitado pelas instituições financeiras.

Dívidas ativas rurais e os milagreiros

Em caso de dívida ativa oriunda de crédito rural (PESA e Securitização), sempre se encontram milagreiros que prometem soluções nada ortodoxas para a extinguir essas dívidas. Cuidado!

Plano Safra e os Recursos Livres

A Res. 4415/15 do CMN não fixou os juros de algumas linhas de operações de crédito rural, deixando-os para as taxas de mercado (os "recursos livres"). Entenda porque isto é ilegal.

Agronegócio e os contratos em dólar

Nem todo contrato em dólar tem valor legal. É preciso conferir.

0102 03